

Educação de Jovens e Adultos
Supervisão: Ângela Cavalcanti e Socorro Castro
A Secretaria de Educação de Abreu e Lima tem buscado a construção da identidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio de estudos e diálogos com professores, gestores e alunos, para consolidar uma política pública que oportunize o acesso e o êxito na formação da cidadania de pessoas atendidas por essa modalidade de ensino, que não concluíram seus estudos no Ensino Fundamental (séries iniciais), em idade própria.
Para definirmos com clareza a parcela da população a ser atendida pela modalidade EJA, é fundamental refletir sobre suas características e especificidades.
Assim, considerar a heterogeneidade desse público, seus interesses, preocupações, necessidades, expectativas em relação à escola, suas habilidades e vivências, é de suma importância para a construção de uma proposta pedagógica. Para tanto é fundamental perceber quem é esse aluno com o qual convivemos cotidianamente, para que os conteúdos a serem trabalhados façam sentido e, sobretudo sejam elementos concretos na sua formação, instrumentalizando-o pelo domínio de conhecimentos que o habilite para uma intervenção significativa na sua realidade.
Nesta perspectiva, procuramos ofertar atividades diversificadas na área de informática em parceria com o IFPE. Esta iniciativa oferece aos educandos acesso aos recursos tecnológicos, que auxiliam na evolução sócio-cultural fomentam o desenvolvimento cognitivo e o crescimento do raciocínio lógico do aluno.
Outra novidade são os exercícios laborais que proporcionam bem estar através de alongamentos e dinâmicas de grupos praticadas na escola. É importante mencionar que estes exercícios promovem saúde em todos os sentidos, seja mental, física ou social; porque ameniza o estresse e reforça a autoestima, entre outros benefícios.
Diante deste contexto, a ginástica laboral é um processo satisfatório, pois os educandos se veem mais saudáveis, felizes e satisfeitos, melhorando suas relações interpessoais no ambiente escolar tornando-o mais agradável.
São estas iniciativas que demonstram o quanto a Secretaria de Educação, com sua nova gestão, tem com êxito trabalhado numa Educação que Transforma.








